quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quando Os Pais Não Podem Estudar Com os Filhos...



Há imensas razões para que os pais não possam estudar com os seus filhos...

Nem precisamos de pensar muito neste assunto:

»  As matérias que são dadas actualmente, estão a anos luz, tanto na forma como no conteúdo, das que eram estudadas há uma ou duas gerações atràs...

»  Muitas vezes os pais, desgastados pelas EXCESSIVAS PRESSÕES e SOLICITAÇÕES fora de casa, não têm ELASTICIDADE EMOCIONAL e MENTAL, para ainda, estarem a acompanhar os ESTUDOS e TAREFAS ESCOLARES dos filhos, o que requer Tempo e muitas vezes estar-se "up date" em Informação...

» Os filhos muitas vezes precisam de uma "autoridade externa" que lhes sirva de MODELO para estudarem; porquê?

Porque não é nada raro um pai ou mãe dizerem aos filhos: 
"...eu também era péssimo(a) a Matemática na tua idade..."
"...dá cá que eu faço, porque já não tenho paciência para isto..."
"...tens é que fazer como o teu primo..."

Para se ter bons resultados escolares, o MAIOR FACTOR é a MOTIVAÇÃO e o GOSTO pelo que se está a aprender...



Os pais até PRECISAM de passarem esse tempo com os filhos, para se APROFUNDAREM VÍNCULOS, mas terá que ser um tempo de tranquilidade e contentamento ( e não um tempo em que já "bufam" impacientes, e já se atiram com as coisas para o ar...), para além de que o ESTUDO É UM HÁBITO, que requer TEMPO e ESPAÇO próprios, e REGULARIDADE SISTEMÁTICA (para se tornar um HÁBITO SAUDÁVEL e PRAZEIROSO).

A maioria das vezes os pais não podem dispôr de HORÁRIOS REGULARES (todos os dias ás mesmas horas) para estudarem com os filhos ou acompanharem os seus progressos ou dificuldades, e então PÕEM-SE AS SOLUÇÕES MAIS INTELIGENTES:

» Centros de Estudos.
» Explicadores particulares ( que só se tornam EFICAZES se derem as explicações a MAIS DO QUE UM ALUNO e a MENOS de uma multidão deles...)
» Quando os alunos são mais velhos, por ex universitários, ESTUDAR EM GRUPO é a melhor opção, desde que tenham uma estratégia, para não se dispersarem.

CENTROS DE ESTUDOS, é destas soluções a MAIS VIÁVEL, quer em termos de PREÇOS, quer em termos de QUALIDADE e APROVEITAMENTO.

Garanto-lhe que sei do que estou a falar:
Sou avó de uma adolescente e de uma criança de 8 anos...

E valham-me os Centros de Estudos e Acompanhamentos específicos!...




Sem comentários:

Enviar um comentário